As próteses parciais removíveis, popularmente reconhecidas como Pontes Móveis, são aparelhos protéticos largamente utilizados pela odontologia a muitos anos. Com os avanços dos materiais, técnicas e com o advento dos implantes osseointegrados, muitos casos, antes com indicação prótese removível, podem ser tratados satisfatoriamente por meio de recursos mais modernos, como os implantes.
Uma prótese removível bem planejada e executada corretamente ainda é uma boa forma de reposição dos dentes perdidos, principalmente em casos de extremidade livre uni ou bilateral. O aparelho possui: uma armação metálica relativamente extensa, responsável pela distribuição de forças funcionais, grampos metálicos, responsáveis pela retenção da prótese, aplicados aos dentes suporte após a adaptação da anatomia coronária por meio de preparo executados em esmalte; selas acrílicas posicionadas sobre a armação metálica, que são responsáveis pelo posicionamento dos dentes artificiais.
Quando deve-se usar uma Prótese Removível?
– Quando houver um comprometimento estrutural do dente suporte da prótese, que se confeccione coroas unitárias sobre os dentes, com preparos para receber grampos metálicos.
– Quando houver ausência de vários dentes.
São Bernardo do Campo
Getúlio Vargas, 1533
Baeta Neves